farao-do-exodo

Autor:
Embora o livro de Êxodo não declare em nenhum lugar que Moisés fosse seu autor, toda a lei abrangida pelo Pentatêuco, que compreende principalmente a parte que se estende desde Êxodo 20 e atravessa o livro de Deuteronômio, declara mediante termos positivos e explícitos seu caráter mosáico. Afirma-se que Moisés é o escritor do livro do pacto (capítulos 20 a 23)

ÊXODO: Redenção: Ato ou efeito de redimir. SAÍDA
O livramento dos israelitas oprimidos do Egito é tipo de toda a redenção. (I Coríntios 10:11). A severidade da escravidão no Egito (tipo do mundo) e Faraó (um tipo de Satanás) Exigiam por assim dizer, a preparação do libertador Moisés
I Coríntios 10:11 Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.



O POVO CRITICOU MOISÉS, POR ELE TER MATADO UM HOMEM

MAIS DEUS 0 COLOCOU COMO LIDER E LIBERTADOR.
MOISÉS DEIXOU TUDO E SEGUIU A DEUS.

Deus falau com Moisés .


ÊXODO 3:1 Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus.
2
 E apareceu-lhe o anjo do Altíssimo em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;

3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.

ATOS 7:30 E passados mais quarenta anos, apareceu-lhe um anjo no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.
31 Moisés, vendo isto, admirou-se da visão; e, aproximando-se ele para observar, soou a voz do Altíssimo;
32 Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. E Moisés ficou trêmulo e não ousava olhar.
33 Disse-lhe então o Soberano: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
34 Vi, com efeito, a aflição do meu povo no Egito, ouvi os seus gemidos, e desci para livrá-lo. Agora pois vem, e enviar-te-ei ao Egito.
35 A este Moisés que eles haviam repelido, dizendo: Quem te constituiu senhor e juiz? a este enviou Deus como LÍDER e LIBERTADOR, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.
Moisés a quem o povo de Israel e o Egito jugava por ter matado um egípcio, disse: quem era ele para que o povo o obedecesse. Mas este Moisés Deus o enviou como líder e libertador. Ele quer dizer que: de onde agente menos espera acontece. Nunca jugues, só confira se realmente esta correto, só não pode existir duvidas.
36 Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto por quarenta anos.
37 Este é o Moisés que disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta como eu.
38 Este é o que esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu palavras de vida para vo-las dar;
39
 ao qual os nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seus corações voltaram ao Egito,

Voltaram ao Egito - quer dizer, voltaram a servidão a desobediência
40
dizendo a arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

41 Fizeram, pois, naqueles dias o bezerro, e ofereceram sacrifício ao ídolo, e se alegravam nas obras das suas mãos.
42 Mas Deus se afastou, e os abandonou ao culto das hostes do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios por quarenta anos no deserto, ó casa de Israel?
A minha pergunta é: será que você ama o Deus verdadeiro? Assim como Paulo e eu foi vitima, também vocês não esta sendo vitima? de um engano!



A PRIMEIRA PÁSCOA: PURIFICAÇÃO DA ALMA - A SAÍDA DO PECADO (EGITO)

DEUS NOS MOSTRA QUE SE ESTIVER COM ELE, NÃO HAVERÁ PRAGAS E DESTRUIÇÃO
MAS VOCÊ PRECISA TER O SINAL, A OBEDIENCIA. CLIQUE E VEJA AS INSTRUÇÕES DA PASCOA HOJE

ÊXODO 12:12 Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Deus do Exército.
13 Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.
14 E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Exército; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. (Sangue de Emanuel)

JOÃO 5:46 Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu.
MATEUS 26:2 Sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho de Deus será entregue para ser crucificado.

ÊXODO 16:15 E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? porque não sabiam o que era. Então lhes disse Moisés: Este é o pão que o Altíssimo vos deu para comer. (Emanuel)
JOÃO 6:32
Respondeu-lhes EMANUEL: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. (EMANUEL O URGIDO)
JOÃO 6:33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
O PÃO QUE DEUS DEU A MOISÉS ERA UMA CONFIGURAÇÃO PARA NO FUTURO.



DEUS PEDIU QUE O POVO NÃO ADORASSEM OUTROS DEUSES
ÊXODO 13:3 
E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Altíssimo vos tirou daqui; portanto não se comerá pão levedado. (Não se misture adorando outros deus, outras doutrinas.)
ÊXODO 32:8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.

MAIS DEUS NOS ALERTA DE TODO O MAL

MATEUS 16:6  E Emanuel (Immânû’ul) lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. - (Significado de Acautelai-vos: Cuidado para evitar maus resultados)

GÁLATAS 5:9 Um pouco de fermento leveda a massa toda.

MATEUS 23:34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade;

MATEUS 23:37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!

MATEUS 24:24 porque hão de surgir falsos Messias e falsos Profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
MATEUS 7:15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.(Os que ensinam as falsas doutrinas dizendo ser de Deus (Jesus nome falso)



PORQUE EXISTE O PECADO? FARAÓ REPRESENTA A TODOS QUE NÃO OBEDECEM A DEUS.

ÊXODO 9:16 mas, na verdade, para isso te hei mantido com vida, para te mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.

ROMANOS 9:17 Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra.

I CORINTIOS 13:8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
ROMANOS 9:15 Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão.
SALMOS 112:
9 Espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça subsiste para sempre; o seu poder será exaltado em honra. (Espalhou a mentira, e deu aos necessitados a sua justiça que subsiste para sempre)



MAS AQUELE QUE OUVE A VOZ DE DEUS ALTÍSSIMO, SERÁ REINO SACERDOTAL
ÊXODO 19:5
 
Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra;

ISAÍAS 43:21 esse povo que formei para mim, para que publicasse o meu louvor.

I PEDRO 2:10 vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado.
(Fala de nós os gentios: vós que ANTIGAMENTE não tínheis alcançado misericórdia mas agora alcançastes misericórdia. É só Crer e Obedecer no Emanuel o ungido)

ÊXODO 19:6 e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

ISAÍAS 61:6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Altíssimo, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis.

I PEDRO 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Que os chamou da treva (ENSINAMENTO DO MUNDO - HOMENS) para a LUZ (ENSIMANENTO VERDADEIRO - EMANUEL DEUS CONOSCO)



MINHAS LEIS: Norma  e  obrigação.

I JOÃO 2:7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.

- DEZ MANDAMENTOS:
EX.: Êxodo 20:8 - 4º Lembra-te do dia do Sábado para o santificar

- PRECEITOS:
Prescrição; Ordem
EX. DO SÁBADO: O 4º mandamento: Êxodo 20: 9;10;11 - Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; - mas o sétimo dia é o sábado do Altíssimo teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o
estrangeiro que está dentro das tuas portas.

- ESTATUTOS:
Norma de funcionamento. (como deve se comportar diante de Deus)
ROMANOS 2:21 tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?


AS TRÊS FESTAS - ESTATUTOS

ÊXODO 23:14 Três vezes no ano me celebrarás festa:
15 A festa dos pães ázimos guardarás (Páscoa): sete dias comerás pães ázimos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe (Março), porque nele saíste do Egito(PECADO); e ninguém apareça perante mim de mãos vazias;
16
Também guardarás a festa da sega (, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita Tabernáculo à saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho.

17 Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Altíssimo Deus.

1ª Festa - PÁSCOA - (Passagem)
2ª Festa das SEGA - Colheta (Yom kippur)
3ª Festa do TABERNÁCULO - CABANAS (SUCOT)

Novo testamento Immânû’ul (Emanuel) participou das Festas
JOÃO 2:23 Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.

LUCAS 2:42 Quando Immânû’ul (Emanuel) completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
JOÃO 7:2 Ora, estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos.

COLOSSENSES 2:16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,
17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é do Messias.(Emanuel)
SIGNIFICADO
Vos julque :
Avalie, emita opinião, formular um juízo
Comer: Espirítual : O pão Emanuel Deus Conosco

Beber: Espirítual: Sangue do pacto Emanuel Deus Conosco
Dias de Festas:
As 3 festas anuais
Lua Nova:
Uma vez por mês a porta do céu se abre (Santificar)
Sábado:
Uma vez por semana a porta do céu se abre (Santifica)
São Sombras das coisa vindoura:
Que tudo acima é sombra das coisas futuras.(I JOÃO 2:7)
Mas o Corpo é do Messias:
O corpo é do ungido de Deus. (EMANUEL O DEUS CONOSCO)

ÊXODO 31:18 
E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

LUCAS 11:20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus.
O reino de Deus são os seus mandamentos, preceitos e estatutos que descobrimos a verdadeira Ordem que Deus nos deixou (Demônios: Falsos Profetas)

DEUS TAMBÉM PEDE PARA QUE SEJAMOS HUMILDES
ÊXODO 21:24
 
olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,

MATEUS 5:38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Quer dizer, se no momento que você falar a verdade e esta pessoa te punir, fazer como fizeram com os profetas, apostolos, discípolos e até Emanuel que foram todos mortos pelas verdade sem poder se defender.(Mais Deus vai cobrar o sangue de cada um)
MATEUS 10:28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.



O SANGUE DO CORDEIRO - (SANGUE SIMBOLIZA A VIDA)
Tudo já estava predestinado

MATEUS 26:28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.

ÊXODO 25:40 Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.
HEBREUS 8:5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.


ÊXODO 24:8 Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Altíssimo tem feito convosco no tocante a todas estas coisas.

HEBREUS 9:18 Pelo que nem o primeiro pacto foi consagrado sem sangue;
19 porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos novilhos e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo,
20 dizendo: este é o sangue do pacto que Deus ordenou para vós.
22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

HEBREUS 10:9 de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?

Significado de Ultrajar: Ofender a dignidade.

ISAÍAS 7:14 Portanto o Altíssimo mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. (ESTE É O SANGUE DO PACTO)

POR ELES OS ESCRIBAS E FARISEUS NÃO ACEITAM O NOVO PACTO O FILHO DE DEUS. ELES OS ADVERTIAM, QUE NÃO ENSINASSEM NO NOME QUE DEUS LHE DEU, PELO PROFETA ISAÍAS, PORQUE SE NÃO ELE SERIAM CULPADOS DO SANGUE DO PACTO.

ATOS 5:28 Não vos admoestamos expressamente que não ensinásseis nesse nome? e eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. (Não falou Filho de Deus, porque não os tinha como filho de Deus.)
Admoestamos: Advertência

Expressamente: Que é mandado de propósito.

APOCALIPSE 19:2 porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.

APOCALIPSE 18:24 E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra. (Todos que aceitavam Emanuel o Messias em carne, foram todos mortos.)

EZEQUIEU PROFETIZOU QUE ISSO IRIA ACONTECER, OU EZEQUIEL ERA MENTIROSO?

EZEQUIEL 39:7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Salvador, o Santo em Israel.

EZEQUIEL 36:21 Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi.

ISAÍAS 7:14 Portanto o Altíssimo mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
(Profanou o nome que DEUS MESMO DEU AO SEU FILHO, os escribas e fariseus doutores da lei, colocou outro nome no lugar. Por isso que Deus nós deu o Sinal, que nome devemos adora, o Santos de Israel.)


DEUTERONÔMIO 13:2
e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses - deuses que nunca conhecestes - e sirvamo-los!

(Nome dados a deuses na qual, o Altíssimo Deus falando pelos profetas nunca mencionou o nome, mais se o profeta mencionou o nome, não temas.)
Significado de Sinal:
Coisa que chama outra à memória, que a recorda, que a faz lembrar.
Significado de Prodígio: Coisa sobrenatural; milagre; maravilha; Coisa rara.

HEBREUS 10:30 Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Altíssimo julgará o seu povo.

Deus Transmitiu uma ordem, mas infelizmente o homem não aceitou e foi contra Deus e seu filho - Como esta escrito nas profecias, mas teria que se cumprir, se não a palavra seria mentirosa.

JOÃO 5:43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis.

MAIS I JOÃO CONFIRMA QUE ELE JÁ ESTAVA NO MUNDO NA ÉPOCA DELES, VEJA ESTE É O ANTECRISTO, POIS O MESSIAS JÁ ESTAVA MORTO, E O NOME FOI TROCADO

I JOÃO 4:3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.

JOSUÉ 4:6 para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem: Que significam estas pedras?
7 direis a eles que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca do pacto do Altíssimo; quando ela passou pelo Jordão, as águas foram cortadas; e estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.

ATOS 4:11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. (Significado de edificadores: os fundadores das igrejas)
A qual DEUS colocou como a pedra principal EMANUEL DEUS ESTÁ CONOSCO
Significado de Angular: Principal


LUCAS 8:13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.
(Sobre a Pedra (os que estão em duvida) Chega o maligino, os edficadores de igrejas e os corrompem novamente, com a mentira. Não procuram por si a verdade.)
MATEUS 6:24
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
(Só há um, Emanuel, mais o povo fala mais no filho do homem que foi colocado no novo testamento, quem morreu por nós foi Emanuel, mais no mundo espalhou o engano)

AS RIQUESAS DE SALOMÃO TINHA 666 QUE É O NOME DE HOMEM.
I REIS 10:14 Ora, o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro,
(A Igreja acumulou riqueza e não o verdadeiro DEUS, por isso que até o templo de Deus o Altíssimo à destruiu)
APOCALIPSE 13:18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

AMÓS 9:11 Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo de Davi, que está caído, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos;
I REIS 11:27 E esta foi a causa por que levantou a mão contra o rei: Salomão tinha edificado a Milo, e cerrado a brecha da cidade de Davi, seu pai. (Cerrar: uniu-se / Brecha: enfraquecer uma defesa)
ISAÍAS 30:13
por isso esta maldade vos será como brecha que, prestes a cair, já forma barriga num alto muro, cuja queda virá subitamente, num momento.

ATOS 7:47 Entretanto foi Salomão quem lhe edificou uma casa;
48 mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

ATOS 13:10 disse: Ó filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Altíssimo?

NEM SALOMÃO COM TODA A SUA SABEDORIA, NÃO ENXERGOU O ENGANO. DEUS FECHOU-LHE OS OLHOS, PORQUE ELE BUSCOU A RIQUEZA E SE UNIU AOS DEUSES DE HOMEM, PROFANANDO O TEMPRO DE DEUS.

MATEUS 6:28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

ROMANOS 15:4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.



QUEM DÁ UM FALSO TESTEMUNHO, SE TORNA CUMPRESE E CULPADO.

ÊXODO 23:1 Não levantarás falso boato, e não pactuarás com o ímpio, para seres testemunha injusta.
Significado de Pactuar: Concordar com os impios

ATOS 7:51 Homens Teimosos, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós.
52 A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que dantes anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e homicidas,


ÊXODO 34:15 para que não faças pacto com os habitantes da terra, a fim de que quando se prostituírem após os seus deuses, e sacrificarem aos seus deuses, tu não sejas convidado por eles, e não comas do seu sacrifício;
17 Não farás para ti deuses de fundição.
18 A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe; porque foi no mês de abibe que saíste do Egito.
21 Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás; na aradura e na sega descansarás.

22 Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da ceifa do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.
23 Três vezes no ano todos os teus varões aparecerão perante o Soberano YAH, Deus do Israel;
27 Disse mais o Altíssimo a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme o teor destas palavras tenho feito pacto contigo e com Israel.

28 E Moisés esteve ali com o Altíssimo quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.


«Se você da um testemunho falso, que não seja a palavra que Deus falou, você se torna também Cumprise, Traidor e Homicida.»


AMÉM - QUE ASSIM SEJÁ
_