as_12_tribos_de_israel

O livro de Números deriva seu nome em nossas Bíblias em português, como nas versões latina e grego, dos dois censos nele narrados. Em realidade, o livro forma uma divisão de um conjunto maior, o Pentateuco. 

Deus manda Moisés numerar as tribos  (AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL)

NÚMEROS 1:1 Falou o Soberano a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da revelação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, dizendo:
(Dois anos depois da saída do Egito no 1º dia segundo Mês (ABRIL)
2 Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais, conforme o número dos nomes de todo homem, cabeça por cabeça;
3 os da idade de vinte anos para cima, isto é, todos os que em Israel podem sair à guerra, a esses contareis segundo os seus exércitos, tu e Arão.
4 Estará convosco de cada tribo um homem que seja cabeça da casa de seus pais.
5 Estes, pois, são os nomes dos homens que vos assistirão:

01 - Rúben Elizur, filho de Sedeur;
02 - Simeão, Selumiel, filho de Zurisadai;
03 - Judá, Nasom, filho de Aminadabe;
04 - Issacar, Netanel, filho de Zuar;
05 - Zebulom, Eliabe, filho de Helom;
06 - Efraim, Elisama, filho de Amiúde; Filho de José
07 - Manassés, Gamaliel, filho de Pedazur;Filho de José
08 - Benjamim, Abidã, filho de Gideôni;
09 - , Aizer, filho de Amisadai;
10 - Aser, Pagiel, filho de Ocrã;
11 - Gade, Eliasafe, filho de o Deuel;
12 - Naftali, Airá, Filho de Enã.
16 São esses os que foram chamados da congregação, os príncipes das tribos de seus pais, os cabeças dos milhares de Israel.

As ofertas dos príncipes na dedicação do tabernáculo e do altar 

NÚMEROS 7:1 No dia em que Moisés acabou de levantar o tabernáculo, tendo-o ungido e santificado juntamente com todos os seus móveis, bem como o altar e todos os seus utensílios, depois de ungi-los e santificá-los,
2 os príncipes de Israel, cabeças das casas de seus pais, fizeram as suas ofertas. Estes eram os príncipes das tribos, os que estavam sobre os que foram contados.



Moisés não suporta a sua carga (Como o filho de Deus a suportou Immânû'ul (Emanuel)

NÚMEROS 11:11 Moises pergunta a Yah: "Porque tratas teu servo tão mal? Por que não encontro favor à tua vista, para que coloques a carga de todo este povo sobre mim?
12 Eu concebi este povo? Fui-lhe pai, para que me digas: "Carregue-o em teu braços, como a ama carrega o bêbe, até a terra que juraste aos ancestrais deles?".
13 Onde conseguirei carne para dar a todo este povo? _pois eles continuam me importunando com seu choro e com suas palavras: "Dá-nos carne para comer!".
14 Não consigo carregar todo este povo por mim mesmo _ é demais para mim!
15 Se tu me tratas dessa modo, então mata-me agora! _ por favor, se tu tens misericórdia de mim! _ e não me deixes ser tão infeliz!."

NÚMEROS 11:16
Yah disse a Moises: "Levi até mim 70 dos líderes de Ysrael, pessoas reconhecidas por você como líderes do povo e oficiais deles. Leve-os à tenda do encontro e faça que se assentem ali com você.
17
Descerei e falarei com vocês ali, e pegarei um pouco do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Assim, eles carregarão a carga do povo com você, pra que não o carregue sozinho.

18
"Diga ao povo: 'Consagrem-se para amanhã, e você comerão carne; pois clamarão aos ouvidos de Yah:"Ah! se tiverssemos carne para comer! Tinhamos uma vida boa no Egito!". Está bem, Yah dará carne a vocês, e a comerão.
19
Não a comerão apenas por um dia, ou dois dias, ou cinco dias, ou dez dias, ou vinte dias,
20
mas durante um mês inteiro _ até que ela saia pelo nariz de vocês e passem a odiá-la _pois rejeitarão Yah, que esta aqui com vocês, e o angustiaram com seu choro e a pergunta:"Por que saímos do Egito?"'.


O povo nunca se conforma com nada, eles sempre querem mais e mais, por isso que Deus não inconformado com este povo que só sabe pedir, e nunca sabe servi-lo conforme os seus estatutos e leis por ser um coração rebeldes, quando Deus dá, só dá em grande quantidade para poder se farta-los, e prova-los que ele pode tudo até destrui-los.

NÚMEROS 11:24 Saiu, pois, Moisés, e relatou ao povo as palavras do Altíssimo; e ajuntou setenta homens dentre os anciãos do povo e os colocou ao redor da tenda.
25 Então o Altíssimo desceu: na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram.
26 Mas no arraial ficaram dois homens; chamava-se um Eldade, e o outro Medade; e repousou sobre eles: o espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram para irem à tenda; e profetizavam no arraial.
27 Correu, pois, um moço, e tenho dado os levitas a Arão e a Eldade e Medade profetizaram no arraial.
28 Então Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu e disse: Meu Senhor Moisés, proíbe-lho.
29 Moisés, porém, lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá que do povo do Altíssimo todos fossem profetas, que o Altíssimo pusesse o seu espírito sobre eles!
30 Depois Moisés se recolheu ao arraial, ele e os anciãos de Israel.
31 Soprou, então, um vento da parte do Soberano e, do lado do mar, trouxe codornizes que deixou cair junto ao arraial quase caminho de um dia de um e de outro lado, à roda do arraial, a cerca de dois côvados da terra.
32 Então o povo, levantando-se, colheu as codornizes por todo aquele dia e toda aquela noite, e por todo o dia seguinte; o que colheu menos, colheu dez hômeres. E as estenderam para si ao redor do arraial.
33 Quando a carne ainda estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, acendeu-se a ira do Soberano contra o povo, e feriu o Altíssimo ao povo com uma praga, mui grande.
34 Pelo que se chamou aquele lugar Quibrote-Hataavá, porquanto ali enterraram o povo que tivera o desejo.
35 De Quibrote-Hataavá partiu o povo para Hazerote; e demorou-se em Hazerote.



NUNCA SE PERGUNTOU, PORQUE DEUS ESCOLHEU A MOISES?

NÚMEROS 12:3 Moisés era homem muito humilde, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.



A Critica e Revolta de Miriã e Arão contra Moises

NÚMEROS 12:1 Ora, falaram Miriã e Arão contra Moisés ,por causa da mulher cuchita que este tomara; porquanto tinha tomado uma mulher cuchita.

Em algumas traduções temos "mulher cusita", já em outras temos como "mulher cuchita". De fato ambas tem o mesmo significado.

Cuche, é um povo que viveu onde hoje se localiza a Etiópia (Africa), e por ser um povo de pele escura, ou seja, negros, confunde algumas pessoas que pensam que a indignação de Miriam e Arao, era por causa da cor da pele desta mulher (acredite, tem gente que pensou ou ainda pensa isto) mas na verdade a indignação de ambos era pelo fato de Moisés ter se casado com uma mulher estrangeira e não uma judia como lhes eram de costume.

O povo Cuche também é descendente de Cam, como podemos ler em
GÊNESIS 10:6 "Os filhos de Cam: Cuche, Mizraim, Pute e Canaã."

GÊNESIS 9:22 E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.
23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.
24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;
25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.
26 Disse mais: Bendito seja o Soberano, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.



Deus Yah se Revolta contra Míriã e Arão por causa de seu servo Moises

NÚMEROS 12:2 E disseram: Porventura falou o Soberano Yah somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Soberano Yah o ouviu.(Não acreditando em Moises, que ele falasse com Deus)

NÚMEROS 12:5 Então o Soberano desceu em uma coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã, e os dois aproximaram.
6 Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Soberano Yah, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele.
7 Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa;
8 boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Soberano. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?
9 Assim se acendeu a ira do Soberano contra eles; e ele se retirou;
10 também a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leprosa.
11 Pelo que Arão disse a Moisés: Ah, meu senhor! rogo-te não ponhas sobre nós este pecado, porque procedemos loucamente, e pecamos.
12 Não seja ela como um morto que, ao sair do ventre de sua mãe, tenha a sua carne já meio consumida.
13 Clamou, pois, Moisés ao Soberano, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.

HEBREUS 3:2 como ele foi fiel ao que o constituiu, assim como também o foi Moisés em toda a casa de Deus.

AOS MURMURADORES NÃO É PERMITIDO ENTRAR NA TERRA DE CANAÃ (Na terra Prometida)
NÚMEROS 14:34
 
Vocês suportarão as consequências de suas ofensas, na proporção de 1 ano por dia gasto no reconhecimento da terra _quarenta dias, quarenta anos. Assim vocês saberão o que significa opor-se a mim. (Opor-se a mim - O meu outro Lado)
ATOS 13:18 e suportou-lhes os maus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos;
DEUTERONÔMIO 32:35 Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar.
HEBREUS 10:30 Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Soberano julgará o seu povo.



A jumenta que impediu que seu dono morresse

NÚMERO 22:21 Balaão levantou-se pela manhã, pôs a sela sobre a sua jumenta e foi com os líderes de Moabe
22
Mas acendeu-se a ira de Deus quando ele foi, e o Anjo do Soberano pôs-se no caminho para impedi-lo de prosseguir. Balaão ia montado em sua jumenta, e seus dois servos o acompanhavam.
23
Quando a jumenta viu o Anjo do Soberano parado no caminho, empunhando uma espada, saiu do caminho e prosseguiu pelo campo. Balaão bateu nela para fazê-la voltar ao caminho.
24
Então o Anjo do Soberano se pôs num caminho estreito entre duas vinhas, com muros dos dois lados.
25
Quando a jumenta viu o Anjo do Soberano, encostou-se no muro, apertando o pé de Balaão contra ele. Por isso ele bateu nela de novo.
26
O Anjo do Soberano foi adiante e se colocou num lugar estreito, onde não havia espaço para desviar-se, nem para a direita nem para a esquerda.
27
Quando a jumenta viu o Anjo do Soberano Yah, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com uma vara.
28
Então o Soberano Yah abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: "Que foi que eu fiz a você, para você bater em mim três vezes?"
29
Balaão respondeu à jumenta: "Você me fez de tolo! Quem dera eu tivesse uma espada na mão; eu a mataria agora mesmo".
30
Mas a jumenta disse a Balaão: "Não sou sua jumenta, que você sempre montou até o dia de hoje? Tenho eu o costume de fazer isso com você?"

"Não", disse ele.
31 Então o Soberano abriu os olhos de Balaão, e ele viu o Anjo do Soberano parado no caminho, empunhando a sua espada. Então Balaão inclinou-se e prostrou-se com o rosto em terra.
32 E o Anjo do Soberano lhe perguntou: "Por que você bateu três vezes em sua jumenta? Eu vim aqui para impedi-lo de prosseguir porque o seu caminho me desagrada.
33 A jumenta me viu e se afastou de mim por três vezes. Se ela não se afastasse, certamente eu já o teria matado; mas a jumenta eu teria poupado".
34 Balaão disse ao Anjo do Soberano: "Pequei. Não percebi que estavas parado no caminho para me impedires de prosseguir. Agora, se o que estou fazendo te desagrada, eu voltarei".



NÚMEROS 30:2 
Quando um homem fizer voto ao Soberano, ou jurar, ligando-se com obrigação, não violará a sua palavra; segundo tudo o que sair da sua boca fará.

MATEUS 5:33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Soberano os teus juramentos.


Amém