Assírio
- de origem semita, os assírios viviam do pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre.
O termo semita tem como principal designação o conjunto linguístico composto por uma família de vários povos, entre os quais se destacam os árabes e hebreus, que compartilham as mesmas origens culturais.
A origem da palavra semita vem de uma expressão no Gênesis e referia-se a linhagem de descendentes de Sem, filho de Noé.

Modernamente, as línguas semíticas estão incluídas na família camito-semítica.
O rei dos caldeus, invadiu Assur (Assíria) em 615 a.C. e, em 612 a.C., tomou Nínive, pondo fim ao Estado assírio.
A Caldeia era uma região no sul da Mesopotâmia, principalmente na margem oriental do rio Eufrates,


GÊNESIS 11:28 Harã morreu antes de seu pai Tera, na terra do seu nascimento, em Ur dos Caldeus.
Tera pai da Abrão

NEEMIAS  9:7 Tu és o Soberano, o Deus que elegeste a Abrão, e o iraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão;


Caldeus
Com a ajuda dos Medos, os Caldeus conseguiram destruir o Império Tirano dos assírios em 612 a.C.Caldeus Comandados por Nabopolassar, os caldeus formaram um novo Império que teve como capital a Cidade da Babilônia, fundada pelos Amoritas.
A Bíblia relata um pouco sobre a história dos Neobabilônicos, foram eles que após conquistarem o reino de Judá destruíram Jerusalém. Muitos Hebreus foram levados como escravos para a capital, episódio que ficou conhecido como o Cativeiro da Babilônia.


GÊNESIS 19:36 Assim as duas filhas de Ló conceberam de seu pai.
37 A primogênita deu a luz a um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje.
38 A menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje.

Os Caldeus
Assim como quase todos os povos do mundo antigo, os caldeus praticavam a religião politeístas, isto é, adoravam vários deuses. Marduc, Deus adorado por toda a Mesopotâmia, era a principal divindade da religião dos caldeus.
A principal atividade econômica dos caldeus era a agricultura. Os povos conquistados por eles, eram obrigados a pagar tributos. O dinheiro arrecadado era gasto na construção de novas cidades.
O Império teria uma notável evolução no reinado de Nabucodonosor. Novos palácios e enormes construções foram feitas como a Torre de Babel e o suposto Jardins Suspensos da Babilônia. Segundo a narração biblíca, o zigurate, conhecido como Torre de Babel, não chegou a ser construído por completo porque o verdadeiro Deus cultuado pelos hebreus não quis que isto acontecesse.
Os sucessores de Nabucodonosor não conseguiram manter a hegemonia do Império Caldeu por muito tempo.
O Império Neobabilônico chegaria ao fim em 539 a.C., ano em que o Império Persa governado por Ciro, O Grande, conquistaria toda a Mesopotâmia transformando a Babilônia numa simples província Persa.
Termina assim a soberania dos povos semitas sobre a Mesopotâmia.

No Cristianismo
O cristianismo
perpretou através da história uma visão estereotipada dos Fariseus "perushim" junto aos escribas e saduceus, como os adversários de Emanuel o Messias, que ataca duramento seu orgulho, sua avareza, sua hipocrisia e, sobretudo, o perigo de crer que a salvação vem da lei. No entanto os  Fariseus"perushim" eram uma seita de grande influência em Israel devido ao ensino religioso e político. Aceitavam a Torá escrita e as tradições da Torá oral, na unicidade do Criador, na ressurreição dos mortos, em anjos e demônios, no julgamento futuro e na vinda do rei Messias. Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e idéias do judaísmo rabínico.

ATOS 23:8 Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.

MATEUS 5:20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

MATEUS 23:2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.

MATEUS 23:13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.


Saduceus e Fariseus - Doutores da LEI
Escribas - Escritores da Bíblia

Saduceus: são os que não acreditam em nada ATEU

Fariseus: São os Hipócritas que ensinam mas não as praticas.

ATOS 23:8 Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.

Voltar