O PROFETA HABACUQUE
Chave: O justo viverá pela sua fé
Habacuque, o profeta-filósofo, perturba-se com a gravíssima iniqüidade de Judá. A destruição, a violência e a falta de consideração pelas leis divinas florescem sem que ninguém as refreie (1:2-4).
Deus responde a Habacuque que dentro em breve ele receberá a resposta; os ferozes e impios caldeus (babilônios) serão a vara de Deus que açoitará a Judá diante dos próprios olhos de Habacuque (1:5, 6).
A resposta vem mediante uma das mais sublimes declarações das Escrituras Sagradas: o justo pela sua fé (ou fidelidade) viverá; o justo será preservado no dia da angústia, certa e repentina será a retribuição dos invasores cheios de soberba, que compreenderão que a tirania não faz sentido e a idolatria é uma inutilidade (2:6-19). A resposta finaliza com um mandamento de silêncio universal diante do Deus soberano (2:20).
Com a convicção de que a justiça triunfará, o profeta eleva seu coração numa prece rogando a Deus que realiza uma obra portentosa como a que realizara no Êxodo e no monte Sinai (3:2-15). Depois de descrever o majestoso esplendor do Onipotente, Habacuque reafirma sua confiança no Deus de sua salvação, por meio de uma das mais emocionantes confissões que encontramos nas Escrituras Sagradas (3:17-19).
HABACUQUE 1:5 «Olhem entre as nações!
O que veem os pasmará por completo!
Pois não crerão no que acontecerá em seus dias, mesmo quando for contado a vocês.
ATOS 13:40 «Cuidem então para que esta palavra encontrada nos Profetas não lhes aconteça:
41 ‘Vocês, escarnecedores! Olhem, admirem-se e morram!
Porque nos dias de vocês estou fazendo uma obra na qual não crerão, ainda que alguém a explicasse a você!’
HABACUQUE 2:3 Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e se apressa para o fim. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará.
4 Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
HEBREUS 11:1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
HEBREUS 12:2 fitando os olhos no Messias, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
Ignomínia: Afronta que deslustra o bom nome. = INFÂMIA, OPRÓBRIO / Deslustra: Poluir-se, macular o seu nome. / Macular: sujar.
HEBREUS 11:3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.
GÁLATAS 3:11 É evidente que ninguém será declarado justo por Deus mediante a lei, porque «a pessoa justa obterá a vida mediante a confiança e a fidelidade».
II JOÃO 1:9 Todo aquele que vai além do ensino do Messias o ungido e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. (No Pai a obediencia da sua Lei e a Fé em crer na verdadeira na historia do seu filho, ele não esta no mundo, o homem que o expulsou do mundo)
HABACUQUE 3:17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.
18 todavia eu me alegrarei no Soberano, exultarei no Deus da minha salvação.
HABACUQUE 2:19 Ai daquele que diz ao pau: Acorda; e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, e dentro dele não há espírito algum.
20 Mas o Soberano está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra; cale-se diante dele toda a terra.
AMEM